News

DEFESA DE DOUTORADO

O aluno Alexandre Augusto Barros Lataliza e o professor orientador Dr. Rafael Cypriano Dutra convidam:

LINK PARA ACESSO: https://meet.google.com/zhi-qbhu-bxn


DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Nos dias 08 e 09 de setembro de 2021, as graduandas em fisioterapia Mariana Alves Freitas e Jaíne Ferrareis Menegasso, sob orientação do professor Dr. Rafael Cypriano Dutra, defenderam seus trabalhos de conclusão de curso (TCC), obtendo sucesso na aprovação final. Parabéns as alunas pelas excelentes apresentações e por suas jornadas repletas de muito aprendizado e compartilhamento no Laboratório de Autoimunidade e Imunofarmacologia (LAIF).


LAIF É CAPA DE REVISTA

É isso mesmo, momento de pura alegria! O artigo “Pramipexole, a dopamine D3/D2 receptor-preferring agonist, attenuates reserpine-induced fibromyalgia-like model in mice” foi escolhido para estampar a capa da revista internacional Neural Regeneration Research (NRR). Com autoria de Carlos Pereira Martins, aluno LAIF vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Neurociências, e sob orientação do professor Rafael Cypriano Dutra, o paper que traz a relação entre o pramipexol e o desenvolvimento e progressão da fibromialgia é capa da NRR – Fevereiro 2022.

Pesquisa da UFSC sobre fibromialgia é capa de revista científica internacional


LAIF INTERNACIONAL

No dia 09 de julho de 2021, a estudante de Iniciação Científica LAIF, Mariana Alves Freitas, representou o Brasil ao palestrar no 2nd International Webinar on Nutrition and Health, onde apresentou o estudo “Spirulina platensis: a super-food as analgesic strategy”, desenvolvido inteiramente em nosso laboratório, em parceria com a University of Naples Federico II. O evento contou com palestrantes de diferentes países, incluindo Nova Zelândia, Canadá, Espanha, Nepal, Índia, Inglaterra, Itália, Grécia, dentre outros. Nesse dia, divulgamos a nível mundial a ciência brasileira, a Universidade Federal de Santa Catarina e o Laboratório de Autoimunidade e Imunofarmacologia!


DEFESA DE DOUTORADO

Aos oito dias do mês de julho do ano de dois mil e vinte um, às 13:30 horas, a estudante Elaine Cristina Dalazen Gonçalves realizou a defesa pública de seu doutorado, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Neurociências. A defesa contou com diversos participantes que prestigiaram o ato, incluindo pesquisadores renomados. A tese intitulada “Receptores dopaminérgicos como mediadores neuroimunes na encefalomielite autoimune experimental” sob orientação do professor Dr. Rafael Cypriano Dutra, teve como banca examinadora as professoras Drª. Maíra Bicca, Drª. Claudia P. Figueiredo e Drª. Morgana Duarte, sendo deferida com êxito! A equipe LAIF parabeniza a Doutora Elaine pela excelente apresentação, e a agradece por toda a sua dedicação, paciência, amor e carinho ao longo de sua jornada conosco, lhe desejamos um caminho repleto de sucesso e realizações!!!

Defesa de doutorado: Gonçalves et al., 2021 (08/07/2021)